Ainda falando de alimentção, o slow food - ou comida devagar que você jádeve ter ouvido falar - é mais do que um movimento. Trata-se de uma associação internacional sem fins lucrativos que reúne, segundo sua organização, mais de 80 mil pessoas em todo mundo. Ela foi f undada em 1989 como “ resposta aos efeitos padronizantes do fast food ; ao ritmo frenético da vida atual; ao desaparecimento das tradições culinárias regionais; ao decrescente interesse das pessoas na sua alimentação, na procedência e sabor dos alimentos e em como nossa escolha alimentar pode afetar o mundo”, justifica a associação em seu site.
Adotar o padrão slow food não significa apenas dedicar mais tempo para as refeições. Ele associa consumo por alimentos saborosos ao consumo de bebidas elaboradas, a exemplo do vinho, e trabalha com conceitos como o de ecogastronomia, em que há uma preferência por produtos artesanais, dando atenção à biodiversidade do local onde o alimento é preparado e consumido.
Um estudo feito pela cientista social Janine Helfst Leicht Collaço, da Universidade de Brasília (UnB) sobre a alimentação rápida em shoppings centers mostra que existem três motivações para se alimentar em fast foods : a necessidade, o lazer e o prazer, sendo “o prazer um aspecto do comer presente ou não durante a refeição”. Nesse sentido, o slow food ganha forças junto aos consumidores, pois dissemina a idéia de que é necessário ter prazer em se alimentar.
Adotar o padrão slow food não significa apenas dedicar mais tempo para as refeições. Ele associa consumo por alimentos saborosos ao consumo de bebidas elaboradas, a exemplo do vinho, e trabalha com conceitos como o de ecogastronomia, em que há uma preferência por produtos artesanais, dando atenção à biodiversidade do local onde o alimento é preparado e consumido.
Um estudo feito pela cientista social Janine Helfst Leicht Collaço, da Universidade de Brasília (UnB) sobre a alimentação rápida em shoppings centers mostra que existem três motivações para se alimentar em fast foods : a necessidade, o lazer e o prazer, sendo “o prazer um aspecto do comer presente ou não durante a refeição”. Nesse sentido, o slow food ganha forças junto aos consumidores, pois dissemina a idéia de que é necessário ter prazer em se alimentar.
Um comentário:
O Slow Food tem um site de suas ações no Brasil, o endereço é:
www.slowfoodbrasil.com
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