segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Mesa Ao Vivo e Andréia Tinoco



No começo da semana comentei sobre o Mesa Ao Vivo da Revista Prazeres da Mesa na Faculdade de Gastronomia do Senac, e pude conferir na sexta-feira (26) com uma amiga também apaixonada por Gastronomia, a Carol. Foi uma delícia, assisti a uma aula de confeitaria comandada pela Chef carioca Andréia Tinoco do restaurante Rancho Inn.


A Andréia foi bem objetiva e simpática com todos, preparamos um Pudim de Pistache, acompanhado de Crepe de Frutas vermelhas e Ovos Moles. Esse último foi meu preferido, fácil de preparar e uma delícia. A Carol que tinha trauma de ovo até raspou o copinho. Eu que não lembrava o nome logo criei meu próprio apelido para essa iguaria, Quindim Mole, porque parece mesmo.


O Mesa ao Vivo em seu último dia contou com a presença de estudantes, profissionais e pessoas interessadas no segmento, como eu. O ambiente era bem agradavél, fiquei impressionada com a infraestrutura da Faculdade Senac, muito boa.


Mas o que me encantou foi o "Melhores da Cidade", é impossível ir a um evento da Prazeres da Mesa e não provar quitutes maravilhosos, que foram tantos que infelizmente não consigo lembrar todos nomes , prometo na próxima postagem colocar o meu preferido.


Hum, acho que foi um risoto, ou foi uma Paella de arroz negro?! Mas deixa para a próxima. Até...






sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Panqueca de esquilo


Já ouvi falar de gente que comeu carne de canguru, coelho e outras carnes exóticas, na verdade meu avô era uma dessas pessoas encantadas por diferentes carnes. Mas até ai essas são até que normais se comparado à carne de esquilo branco.
O restaurante do Famous Wild Boar Hotel, um dos mais chiques e badalados da Inglaterra, causou espanto nos clientes ao adicionar um curioso prato no cardápio. A novidade é a panqueca feita com carne de esquilo branco. Para conseguir convencer os mais céticos, o local está oferecendo provas da iguaria de graça.
Algum candidato???

FONTE: www.guiadasemana.com.br

quinta-feira, 25 de outubro de 2007

25 de outubro, Dia do Macarrão

- Muito prazer, meu nome é Ravioli.

- Prazer, o meu é Capeleti.

Esse diálogo até parece uma piada infantil, dessas que pretendem ensinar às crianças o significado de alguns termos e acepções. Mas, por incrível que pareça, esse bate-papo existiu mesmo e tirou do sério o pai de um famoso cozinheiro. "Ele pensou que o cara estava tirando um sarro com nosso sobrenome, mas era verdade", diz Roberto Ravioli, restaurateur e comandante das cozinhas do Empório Ravioli e do Ravioli Cucina Casalinga, ambos na capital paulista.

Quem não resiste a uma boa massa? Bateu a fome vêm logo à cabeça um delicioso macarrão, o molho vai do seu jeito, Alho e óleo, Sugo, Fungui, Quatro Queijos, Bolonhesa - meu preferido, e todos os outros que transformaram o Macarrão nessa iguaria que merece até um dia especial. Então hoje se você precisava de um desculpa para se acabar num delicioso prato de macarrão, vá enfrente, hoje é O DIA.

quarta-feira, 24 de outubro de 2007

1º Fórum Internacional de Gastronomia de São Paulo


Começou ontem (23/10) a Mesa Tendências (1º Fórum Internacional de Gastronomia de São Paulo) e hoje é dada a largada para a Prazeres da Mesa ao Vivo IV. Até sexta-feira (26) os dois eventos acontecem paralelamente no Centro Universitário Senac, em São Paulo. Dias que prometem grandes emoções para gourmets, chefs de cozinha, estudantes de gastronomia, donos de restaurantes e simpatizantes em geral do tema comida. Ao todo são 40 nomes da gastronomia nacional e internacional à frente de palestras, aulas abertas, desgustações de vinhos e jantares especiais. Praticamente uma balada gastronômica.

Quem quiser conferir ( espero que eu arranje um tempinho) a programação completa está no site da Prazeres da Mesa (http://prazeresdamesa.uol.com.br). O UOL transmitirá as aulas abertas em tempo real, prepare e anote TUDO afinal serão receitas de Alex Atala, Ferran Adrià, os "gêmeos de ouro", Sergio e Javier Torres Martinez, Philippe Gobet, Emmanuel Bassoleil e Claude Troisgrois. Hummmm...




Essa informação foi retirada do site da UOL.

terça-feira, 23 de outubro de 2007

Criatividade na cozinha


Zapeando pelos incontáveis canais da tevê a cabo, não é raro se deparar com um daqueles programas culinários, protagonizados por grandes chefs e seus disciplinados assistentes fazendo “mágica” em suas cozinhas equipadas com todo tipo de equipamento futurista. Verdade seja dita, a maioria deles introduz o público a um mundo ao qual ele normalmente não pertence, e apresenta a ele pratos cheios de pompa e requinte, que ele provavelmente não seria capaz de reproduzir em sua cozinha comum.
E, uma vez descontextualizados, os programas acabam se tornando chatos e vêm se somar a outros pelos quais passamos direto.
Neste meio, destaca-se um programa, não por ter um conteúdo altamente inteligente ou mesmo útil, mas por sua proposta inusitada e criativa: “Food Jammers”. Traduzido grotescamente aqui no Brasil pelo Multishow como “A Hora do Rango”, o programa é protagonizado por três jovens canadenses nerds com conhecimento em engenharia e paixão pela culinária que, com criatividade e humor, inventam as mais diversas formas de se saborear um alimento. A cada programa, com duração média de 30 minutos, o espectador os vê criando algum tipo de engenhoca gastronômica, construída a partir de materiais achados ou comprados em ferros-velhos, vendas de garagem e depósitos. As mirabolantes idéias variam de um forno para pizzas construído em casa à produção de refrigerantes caseiros, passando por cidades de chocolate e uma banheira com uma panela embutida.
O humor fica por conta não exatamente dos protagonistas, que se mostram pacatos, mas por seu jeito meio hippie e seu entusiasmo com as próprias idéias.
Ao som (que às vezes nada tem a ver com o que se vê na tela) de músicas alternativas, que vão do rock psicodélico de Comets on Fire, ao blues de Snooky Pryor, Food Jammers é uma alternativa descompromissada e divertida aos programas culinários tradicionais.
O programa ia ao ar as segundas, às 14h, mas já faz um tempinho. Vou ver se descubro o horário oficial e depois eu atualizo. O programa também está na web com o site www.foodjammers.com

terça-feira, 16 de outubro de 2007

Lindo e de dar água na boca

Muitas pessoas, principalmente nas festas de final de ano, adoram decorar a mesa com flores e frutas. Arranjos lindos e comestíveis, mas nada como esse que encontrei outro dia em um site na internet. São arranjos onde as flores são feitas com frutas frescas, e acreditem,é lindo. Não gosto de alimentos manipulados, quando você tenta por demais dar uma cara diferente, acho que me tira o apetite, mas essas flores são lindas e irresistíveis. É uma pena que ainda não temos isso no Brasil, elas são apenas comercializadas nos EUA e Canadá, mas a dica está valendo para quem quer inovar.