segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Cardápio: uma arte


Cardápio é o tipo de coisa que à principio pode parecer uma peça qualquer, mas na verdade ele é a base para definir como será a logística e quais serão os equipamentos de uma cozinha profissional. Por incrível que pareça, é comum entre os chefs consultores casos, de restaurantes que os contratam para definir o cardápio depois que a cozinha é seus equipamento já estão comprados, dificultando e limitando a criatividade destes profissionais.
Depois de definido qual será o contéudo do cardápio passamos para o formato gráfico. E é aí que entra o papel do designer que deve conhecer a mecânica de visualização dos pratos para propor soluções adequadas ao perfil da casa e seus clientes. Isso vai desde o modelo mais simples em papel e capa de couro (padrão) até a mais recente moda no japão: o cardápio digital
Estabelecimentos nipônicos já usam um cardápio eletrônico*, diminuindo. O cliente escolhe as refeições navegando em uma espécie de Tablet PC modificado, onde ele pode visualizar os pratos, todos devidamente ilustrados com fotos. O pedido é transmitido direto para o terminal central do restaurante e o garçom só aparece em cena para entregar a comida. Simples assim.
Mas acredito que isso não se aplique a todos os estilos de restaurantes, me lembro de um restaurante aqui em SP (Red's) que inovou com os PDA's, era realmente interessante mas era necessário um treinamento mais adequado para os garçons, pois além do cardápio ser extenso, minutos após o pedido era impossível fazer qualquer correção. Dava a impressão de que de tão automatizado não existia uma alma viva dentro da cozinha que pudesse trocar um pedido feito a 01 minuto atráz. A tecnologia é um ótimo aliado dos restaurantes, só não podemos esquecer que o diferencial deve estar nas pessoas, acima de tudo.


*Fonte: Kirai.net

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