quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Guitarras e caçarolas

O Le Petit Trou, que tem cardápio inspirado na Bretanha e Normandia, e decoração com ares musicais em torno do cantor e compositor francês Serge Gainsbourg é a nova empreitada do chef revelação Luiz Emanuel em parceria com o guitarrista do grupo Ira! Edgard Scandurra

O Le Petit Trou é uma pequena casa (apenas 38 lugares) na qual se destacam as galettes, os cozidos e os pescados. “Trata-se de uma cozinha ‘de pegada’, rústica, de raiz, porém, com bons produtos e feita com esmero”, ressalta o mineiro Luiz Emanuel, talentoso chef que também comanda a cozinha de seu outro restaurante, o Allez, Allez!, onde pratica culinária tradicional francesa, típica de bistrô.
Luiz Emanuel não está sozinho nesta emprei-tada. O músico Edgard Scandurra, guitarrista do grupo Ira!, um apaixonado pela culinária da região noroeste da França, também idealizou a casa. A história toda começou quando Scandurra passou a freqüentar o Allez, Allez!. Ficou amigo de Luiz Emanuel – o gosto musical deles era parecido – e sempre requisitava que o chef colocasse à disposição dos clientes alguma marca de sidra – bebida espumante à base de maçã, típica da Bretanha e Normandia.

No Le Petit Trou o cliente também vai encontrar duas marcas de sidra, uma francesa e outra nacional, da Rossoni, com rótulo especial dedicado à casa e com qualidade acima da média das sidras nacionais.

Uma marca nacional e outra francesa: a sidra é a principal bebida do Le Petit Trou. A Galette Complète, com massa fininha de farinha de trigo sarraceno, é recheada com queijo gruyère e presunto. Leva ainda um ovo por cima. A sidra nacional disponível na casa acompanha bem este prato.

Para garantir mais originalidade ainda ao restaurante, a casa ganhou, principalmente no charmoso bar que fica no andar de cima do pequenino salão, uma decoração temática simpática com inspiração no boêmio cantor e compositor francês Serge Gainsbourg, autor da canção que deu nome ao restaurante (Le Poinçonneur des Lilas). Por lá estão expostos belos quadros das divas francesas, sofás e música francesa ambiente. Para acompanhar a boa sidra – a casa também disponibiliza uma enxuta carta de vinhos para os que ainda apresentam resistência à bebida de maçã – Luiz Emanuel prepara pratos regionais bem executados.

Edgard Scandurra e Luiz Emanuel acertaram em cheio na proposta: a de trazer à cidade uma casa com bases regionais do noroeste da França, com rusticidade e preços mais acessíveis e, ao mesmo tempo, com uma decoração e um nome inspirados em um ícone da boemia e da música francesa.

quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Food Tube?!

Saiu recentemente no jornal “Folha de São Paulo” uma matéria a respeito de sites temáticos de vídeos ao melhor estilo “YouTube”. Os links são bastante interessantes, mas dois me chamaram a atenção:
O FoodTube (http://www.foodtube.net/) e o Wine and Food Tube (http://www.wineandfoodtube.com/). Os sites têm vários vídeos relacionados à gastronomia, de comerciais de restaurantes a receitas exóticas. Claro, como todo site de vídeos, tem alguns manés ensinando por exemplo “como fazer um sanduíche de queijo”, mas no geral, são conteúdos bastante interessantes.
Fica mais essa dica pros aficionados por comida (e por tecnologia).

segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Senhor Madruga me vê um churro? Claro Chavinho.

Quem não se lembra do epísódio dos deliciosos churros...eu sempre ficava com vontade, adoro churros. E para quem também adora essa delícia, bem calórica por sinal, ai vai uma dica.
No tradicionalíssimo bairro paulistano da Mooca, reconhecido centro gastronômico, funciona um curioso estabelecimento quase “underground”, que abre suas portas ao público somente aos sábados, domingos e feriados, a partir das duas e meia da manhã: Churros da Mooca.
Situada à Rua Ana Néri, 282, a “Churraria do Seu Toninho”, como é conhecida pelos freqüentadores, não tem letreiro, não tem cadeiras nem mesa, e fica até meio escondida atrás de uma banca de jornal, mas forma filas de até uma hora, e vende cerca de 10 a 15 quilos de churros por noite.
Atrás de um grande balcão que separa a cozinha dos clientes, o sr. Antonio Lopes Garcia - um simpático velhinho espanhol - faz sua mágica: deliciosos churros de roda, preparados da mesma maneira, há 60 anos. A massa é modelada em espiral por uma bomba de cobre e frita, e então servida no balcão. A única parte do processo que não se vê é a produção da massa, cuja receita espanhola é segredo guardado a sete chaves pelo dono.
E o Churros da Mooca não é aquela coisa industrializada, encontrada em barraquinhas de shopping centers, longe disso. O churro do seu Antônio não tem cobertura, não tem recheio, podendo ser no máximo passado no prato de açúcar e canela em cima do balcão. O churro tem mais ou menos o diâmetro de uma moeda de um real, e as rodas podem ser grandes ou pequenas. Cada roda grande tem o tamanho aproximado de uma pizza grande, e serve cerca de sete pessoas, ao preço de R$ 8,00, enquanto a pequena custa R$ 6,00. Junto com o churro, o freguês pode optar por refrigerante, café, leite ou chocolate. Na minha humilde opinião, a melhor escolha é um bom copo de chocolate espumante.
A casa já é velha conhecida de muitos baladeiros, mas para quem isto for novidade, com certeza vale conferir. Em meio aos grandes prédios de antigas fábricas, em uma rua meio escondida, e dirigida por um “vôzinho” amigável, a Churraria do Seu Toninho cria um ambiente bastante diferente do que se encontra por aí.

Serviço: Churros da Mooca - Rua Ana Néri, 282 // Sábados, domingos e feriados, das 2h30 às 11h30 // Sem telefone // Pagamento em cheque ou dinheiro.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Americanos criam refrigerante sabor presunto para o Natal

A empresa americana de refrigerantes Jones Soda, da cidade de Seattle, lançará para as festas natalinas bebidas nos sabores Presunto e Gemada. Segundo a CNN, os porta-vozes da companhia afirmam que os produtos serão preparados com os ingredientes originais.

A Jones Soda costuma inventar sabores bizarros para seus refrigerantes. Para o feriado de ação de graças de 2006, a empresa colocou no mercado bebidas nos sabores Peru, Ervilha e Batata.

A companhia fechou neste ano um contrato com o estádio Qwest Field, em Seattle, onde a equipe de futebol americano Seattle Seahawks treina. Os torcedores do time poderão apreciar no local bebidas nos sabores Suor, Poeira, Pomada para Dor Muscular e Grama de Campo de Turfe.

Para os representantes da empresa, a política de fidelidade dos refrigerantes aos sabores originais que os inspiram é motivo de orgulho. Agora eu quero saber como são as vendas dessas iguarias.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Delícia de Natal


O Natal está aí e é hora de decorar a casa e montar a famosa árvore de Natal. Minha tia tinha o costume de colocar à mesa um mini árvore de bombons ou balas, que ficavam lindas para decorar e uma delícia também. Mas nada ainda comparado com um hotel de Bangcoc, na Tailândia que recebeu nesta terça-feira uma árvore de Natal feita com uma base de 50 quilos de chocolate e 35 mil chocolates M&M's.
A árvore, que veio da Suíça, tem uma altura de seis metros. Acho que ela ficaria bem na minha mesa de casa...rs...

terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Ha Ha Ha

DIREITO DE RESPOSTA O QUE É UM CHURRASCO(Escrito por um homem)

01 - Nenhum churrasqueiro, em sã consciência, iria pedir à mulher para fazer as compras para um churrasco, pois ela iria trazer cerveja Kaiser, um monte de bifes, asas de frango e uma peça de picanha de 4,8Kg que o açougueiro disse ser 'ÓTIMA', pois não conseguiu empurrar para nenhum homem.

02 - Salada, arroz, farofa, vinagrete e a sobremesa, ela prepara só para as mulheres comerem. Homem só come carne e toma cerveja.

03 - Bandeja com talheres? Só se for para elas. Homem que é homem come com as mãos.

04 - Colocar a carne no fogo? Tá louca? A carne tem que ir para a grelha ou para um espeto que, a propósito, tem que ser virado a toda hora.

05 - Legumes? Como eu já disse, só as mulheres comem isso num churrasco.

06 - Carne queimando? O homem só deixa a carne queimar quando a mulherada reclama: 'Não gosto de carne sangrando'; 'Isto está muito cru'; 'Tá viva?'...Após a décima vez que você oferece o mesmo pedaço que estava ao ponto uma hora antes, elas acabam comendo a carne tão macia quanto o espeto e tão suculenta quanto um pedaço de carvão.

07 - Pratos? Só se for para elas mesmas!08 - Sobremesa? Só se for mais uma Skol.09 - Lavar louça? Só usei meus dedos! (e limpei na bermuda).

Realmente, as mulheres nunca vão entender o que é um churrasco!

( ah não...sei..)

Piadinha que entrou em discussão...

Dê sua opinião: quem faz mais em um churrasco, o homem ou a mulher?? Eles dizem que são eles...

O QUE É UM CHURRASCO(Escrito por uma mulher)

O churrasco é a única coisa que um homem sabe cozinhar. Quando um homem se propõe a realizar um, a cadeia de acontecimentos é a seguinte:

01 - A mulher vai ao supermercado comprar o que é necessário.

02 - A mulher prepara a salada, arroz, farofa, vinagrete e a sobremesa.

03 - A mulher tempera a carne e a coloca numa bandeja com os talheres necessários, enquanto o homem está deitado próximo a churrasqueira, bebendo uma cerveja.

04 - O homem coloca a carne no fogo.

05 - A mulher vai para dentro de casa para preparar a mesa e verificar cozimento dos legumes.

06 - A mulher diz ao marido que a carne está queimando.

07 - O homem tira a carne do fogo.

08 - A mulher arranja os pratos e os põe na mesa.

09 - Após a refeição, a mulher traz a sobremesa e lava a louça.

10 - O homem pergunta à mulher se ela apreciou não ter que cozinhar e, diante do ar aborrecido da mulher, conclui que elas nunca estão satisfeitas.