quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Aniversário de São Paulo


O tradicional bolo do Bixiga para a comemoração dos 454 anos da cidade terá 7 toneladas e deve ser devorado em segundos nessa sexta-feira. O “ataque” está marcado para as 11h, na Rua Rui Barbosa. Quem quiser cantar parabéns para a cidade poderá prova a guloseima nos sabores baunilha e laranja, cobertura de marshmallow e confeito colorido. Mas a preparação começou há uma semana em razão do tamanho do doce – 454 metros de extensão, um por não de vida da cidade. O ritual, que acontece há 20 anos, já faz parte do calendário de comemorações. A dimensão da receita dá uma idéia de quantas primaveras a cidade já viveu. Na preparação, que está no livro dos recordes, foram usados 1.500 kg de farinha, mais de 600 kg de margarina e de açúcar, 13 mil ovos e mil litros de leite. Para dar conta do tamanho, o bolo começou a ser assado no dia 19. Até análises laboratoriais são feitas para garantir a qualidade dele. Apesar do tamanho, a previsão é que seja devorado em sete segundos se a comilança dos anos anteriores se repetir. E o primeiro pedaço vai para...

quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Roteiro de milk shakes em São Paulo


O verão só começou oficialmente dia 21 dezembro. Apesar de tanta chuva ainda estamos nele, e acho que o tempo vai melhorar. Uma maneira bem gostosa de se refrescar no verão é tomando um milk shake. Pode ser do tradicional - chocolate, creme ou baunilha - ou com iogurte e frutas, quando ele ganha o nome de smoothie e fica bem mais leve.

Quando o milk shake surgiu, em 1885, ele era considerado um “tônico fortificante”. Além do leite e do sorvete, a receita levava calda, uísque e até ovos (eca!). Mas a gororoba não durou muito tempo, e por volta de 1900 o que fazia sucesso já era só o sorvete, o leite e as caldas.

A história da bebida está diretamente ligada ao desenvolvimento dos liquidificadores e o surgimento dos canudos. O primeiro, ao ser transformado em “mixer” (um tipo de liquidificador onde a espátula desce sobre o copo), possibilitou a existência dos shakes densos, cremosos e aerados que tomamos hoje.

O segundo foi criado para tomar bebidas bem geladinhas, do tipo que não é bom nem enconstar no copo para não esquentar. Passou pelo mint julep (uma bebida alcoólica com menta), pela limonada, e finalmente encontrou o milk shake, do qual se tornou inseparável. Curiosidade: o inventor do canudo também inventou o apontador de lápis. Genial, não?

Ficou com vontade? Fique de olho nesses lugares, eles têm um milk shake que...só experimentando para saber.

Rockets

Hamburgueria Nacional

General Prime Burguer

Lanchonete da Cidade

Milk & Mellow

The Fifties

T.G.I. Friday's

quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Prove&Aprove 2º Edição

Ainda falando em bares e bons petiscos, hoje começou a 2º edição da Promoção Prove&Aprove Maturatta da Friboi. São mais de 30 bares participantes com diferentes receitas preparadas com carne da Linha Maturatta Friboi, o bacana, além do sabor, é que a cada pedido de uma prato com Maturatta você ganha um copinho de shot para colecionar, ano passado os copinhos levavam o tema de nomes populares de pinga como Mé, Guere Guere, Marvada, etc. Esse ano é a palavra Picanha em diferentes idiomas. Acho que vale a pena conferir, e para saber os bares participantes é só entrar no site http://www.proveaprove.com.br/. Começa hoje e vai até Março, acho que dá tempo de ir em todos, não?! rs...



quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Devassa..loira, morena ou ruiva?

Finalmente de volta das tão merecidas férias e das deliciosas festas de final de ano, retorno dessa vez contando minha experiência gastronômica dos últimos dias. Em minha viagem à Cidade Maravilhosa (RJ) vou destacar o Bar Devassa que depois de virar mania no Leblon, chegou à Barra. A casa investe no conceito do Rio Antigo, inspirada em botequins dos anos cinqüenta e sessenta, e conta com varanda, salão e lounge. No cardápio da casa a cerveja Devassa - encontrada em três versões, loura, ruiva e negra - é a grande estrela, uma delícia mesmo. Fabricada artesanalmente no Rio, ela tem, no lugar da espuma, um cremoso colarinho que DIZEM que mantém a temperatura do chope. Essa parte eu tenho minhas dúvidas... E para matar a fome, petiscos e sandubas completam o cardápio. Pedimos um delicioso caldinho de feijão, uma porção de salsichinhas e picanha ao molho madeira (acho que era isso), ah e o atendimento foi ótimo!!