sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Estadão elege os melhores pratos da culinária paulistana

No fim de novembro, o jornal O Estado de S. Paulo vai premiar os melhores pratos de São Paulo. E não só os dos restaurantes: além das criações de restaurantes, a edição deste ano do Prêmio Paladar vai apontar também a melhor receita dos leitores e a melhor receita dos novos talentos das faculdades e escolas.
O resultado será conhecido no próximo dia 26, em evento no Hotel Grand Hyatt. No dia seguinte, os leitores do jornal conhecem os vencedores em um caderno especial com todos os votos e a explicação da mecânica do Prêmio - um sistema inovador de avaliação.
A escolha dos vencedores é feita somente após a visita de todos os jurados a todos os restaurantes selecionados. Como o Prêmio Paladar elege o melhor prato em cada categoria, privilegiando a comida, a inventividade dos chefs e a execução das receitas, os jurados são obrigados a provar e comparar os candidatos de cada categoria. Todos eles (são 12) recebem um cartão de crédito para utilizar nas visitas aos restaurantes - e o recibo acaba virando mais um comprovante da idoneidade do prêmio.
"Não vale o 'voto de memória'", explica Ilan Kow, editor-executivo do jornal O Estado de S. Paulo, responsável pelo caderno Paladar. "Mesmo que o jurado conheça o restaurante, ele precisa checar se o prato continua bom como na última visita." Isso acaba sendo uma atividade quase atlética, que exige um mês de almoços e jantares nas mais diversas especialidades. Depois, cada um deve votar e o jornal publica todos os comentários.
Este ano, além da tradicional eleição do público, que votará pela Internet na melhor picanha da cidade, o Prêmio vem com duas novas categorias: novos talentos e receita dos leitores, estas patrocinadas pela Brastemp.
Novos Talentos Paladar Brastemp - cada candidato - serão 30 competidores ao todo - será indicado por um restaurante, escola ou universidade, todos escolhidos entre os melhores estabelecimentos da cidade pela redação do Paladar. Os participantes terão que executar uma receita proposta pelo jornal, e seus pratos serão avaliados por um júri especializado, do qual farão parte membros do caderno, colaboradores, gourmets.
Receita dos Leitores Paladar Brastemp - a equipe de redação do Paladar estabelecerá um tema (definindo se é um prato principal, uma entrada e qual estilo), que será apresentado em matérias no próprio caderno, assim como no portal. Os leitores então terão um prazo para enviar sua receita, que deve ser muito bem explicada: ingredientes, quantidades, modo de preparo, seguindo os critérios utilizados pelo suplemento, e foto do prato - um aspecto fundamental para atestar o comprometimento do concorrente. Não poderão participar profissionais de cozinha (chefs, cozinheiros, restauranteurs).
Os vencedores receberão como troféu o "Prato de Paladar" - símbolo da qualidade da cozinha do restaurante. O prêmio é mais um compromisso do Estadão com a busca pela excelência gastronômica, e um serviço para o leitor. Sempre com a seriedade do caderno que, desde que foi lançado, em 22 de setembro de 2005, vem inovando na cobertura jornalística de um setor que não pára de crescer e evoluir em todo o País.
Nas duas novas categorias, alem do Troféu Paladar, os ganhadores receberão prêmios da Brastemp.
O Prêmio Paladar 2008, realizado pelo jornal O Estado de S. Paulo, é patrocinado pela Brastemp e Visa.


Fonte: Portal da Propaganda